História de Bertioga

O clima de Bertioga é o tropical chuvoso com verão quente e úmido.

A pelo menos 2.000 anos a.C. viviam na região tribos primitivas que deixaram como testemunho de sua existência os Sambaquis – montes artificiais de conchas de formas e dimensões diversas. Quando os portugueses chegaram ao Brasil foram encontrados vários grupos indígenas. Na região viviam os Tupis.

Em 1531, Martim Afonso de Souza recolheu as velas de suas naus em frente às águas de Buriquioca e, em 22 de Janeiro de 1532, fundou a vila de São Vicente. A Sesmaria de Bertioga foi doada a Jorge Pires, em 12 de Janeiro de 1545. Segundo anotações de Hans Staden, artilheiro alemão que naufragou em 1540, o Forte de São João fora levantado por cinco irmãos mamelucos. Em 1547, a paliçada de madeira foi substituída por alvenaria de pedra e cal e seu aspecto atual é conseqüência das reformas realizadas e terminadas em 1699.

No dia 27 de janeiro de 1565, Estácio de Sá e sua esquadra partem de Bertioga para, em 1º de março, fundar a cidade do Rio de Janeiro. No século XVII e XVIII, a caça à baleia intensifica-se em Bertioga, tendo como conseqüência a construção da armação das Baleias que extraía o óleo destinado à iluminação pública e particular das Vilas de Santos, São Vicente e São Paulo.

Até a década de 40, Bertioga restringia-se a um núcleo de pescadores. A partir da década de 50 começa a receber incremento de turismo, com a melhoria dos acessos viários. Somente em 1965, Bertioga passou a usufruir da energia elétrica fornecida pela Bandeirante de Eletricidade S/A, atual CESP.

Bertioga limita-se ao norte com Salesópolis, Biritiba Mirim e Mogi das Cruzes; a leste com São Sebastião; a oeste com Santos; ao sul com Guarujá e Oceano Atlântico. Em seus 482 km2 (85% área de preservação ambiental) vive uma população estimada em 30 mil habitantes, sendo que, no verão, a população flutuante é cerca de 350 mil habitantes.

A palavra Bertioga vem do nome dos índios Buriquioca ("buriqui" significa macaco, "oca" significa morada morada dos macacos buriquis. Com o tempo a palavra "buriquioca" sofreu modificações e transformou-se em Bertioga, nome do município.

Bertioga foi município de Santos até 19 de maio de 1991, quando a população em plebiscito optou pelo sim, ou seja, a emancipação de Santos. Em 29 de dezembro de 1993, pela Lei Estadual nº 8.512, Bertioga tornou-se Estância Balneária.

Os pontos de atração turística no município são: Canal de Bertioga, os rios, o Forte de São João, o Museu João Ramalho, a Vila de Itatinga, o Parque da Serra do Mar, o Shopping Riviera de São Lourenço. Em Bertioga há as seguintes praias: Enseada, São Lourenço, Itaguaré (lugar onde as onças vão beber água, em tupi), Boracéia (lugar de muita gente, em tupi).

Dos 46.150 metros de litoral em Bertioga, 33.100 metros são praias exploradas para turismo.